sexta-feira, 18 de julho de 2014

Férias com crianças

Apesar de este ano não irmos de férias (férias a sério, uma semaninha para qualquer lado, sem pensar em limpar o pó ou lavar lençóis e toalhas) já fizemos algumas escapadinhas de fim-de-semana ou fim-de-semana prolongado e o resultado dessas escapadinhas é tudo menos descanso! Duas crianças a correr de um lado para o outro e por vezes com interesses distintos, cansam qualquer um. Mas como quero tirar o maior partido do tempo que passamos juntos não perco dicas sobre como aproveitar melhor esse tempo.

Este post fala sobre como sobreviver às férias com miúdos. Deixo aqui o que considero mais importante.

"Quando vou de férias procuro não ter grandes expectativas. Procuro controlar aquilo que considero ser importante como ter sempre água, algum alimento, chapéu e protector solar comigo. 
De resto, se temos de vir mais cedo da praia ou se não conseguimos fazer aquela visita que tanto queríamos, paciência. Eu procuro não stressar com isso. Mas sobretudo, procuro não stressar com o outro adulto que vai comigo. E ajudá-lo a desvalorizar aquilo que o deixa mais stressado, usando a técnica do TLC (Tender Loving Care) mesmo com ele. E para quê? Para que ele use essa mesma técnica comigo, quando eu me passar. Tem mesmo de ser, caso contrário as férias podem bem ficar estragadas. 
Ora pensa aqui comigo: se te ajudarem a desvalorizar, a rir e se te ajudarem a brincar com uma situação, diz lá que não ficas melhor? É isso que eu quero que me ajudem a fazer quando eu não sou capaz. E por isso também o faço com o outro. 

Quando fores de férias com eles, lembra-te que podes escolher pensar que vais descansar ou pensar que vais, sobretudo, divertir-te com o teu filho. E quando pensas no segundo, as férias podem tornar-se muito interessantes.

O que saber? Eu sou muito apologista do prático e descomplicado e minimalista

Então é assim:

1) Excepto quando são bebés, o protector solar é igual para todos - assim não ocupa lugar no saco, usa-se um por ano e não fica para o outro ano. E o factor de protecção 50 não impede o bronzeado. Protege é bastante. Mas bronzeas à mesma. Garanto - porque é o que eu uso :)

2) Água termal ou borrifador dá imenso jeito.
Bidons de água sem ser de plástico devem andar sempre cheios. Por vezes as birras vão lá com uma simples hidratação. E a fome também.

3) Ter sempre toalhitas (do tipo dodots) connosco - dão jeito para tudo, sobretudo em férias.

4) Adoro o carrinho de compras da avozinha - é o que usamos para levar para a praia TUDO o que precisamos, incluíndo parasol e paravento, brinquedos.

5) Não uso carteira há muito tempo - só mochila. O que é que ganho? Dois braços livres e a possibilidade de levar um bebé ao colo e o que mais for preciso.

9) Cantar - arranja CDs giros (eu disse giros, que tenhas vontade de cantar também!!) e leva-os no carro. O ideal mesmo é que contem uma história em vários capítulos.

12) Menus - a partir de certa idade já comem de tudo - e se são férias (tuas e deles), descomplica. Que mal tem se comerem massa, sem legumes e carne ou peixe durante dois ou três dias? Nenhum, pois não? Depois voltas à rotina e tudo volta ao normal!

Sem comentários:

Enviar um comentário